Seguro Obrigatorio

Bem mais do que apenas uma taxa a ser paga para que se possa licenciar o veículo, o seguro obrigatório foi instituído em 1974, com o objetivo de amparar vítimas de acidentes envolvendo veículos em todo o território nacional. Toda pessoa vítima de acidente envolvendo carro,ou seu beneficiário em caso de morte, pode requerer a indenização do seguro obrigatório. DPVAT ou (danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres).

As indenizações do seguro obrigatório não dependem da apuração dos culpados e é paga individualmente,isto é, independe do número de vítimas que o acidente tenha causado. Esteja ou não o DPVAT em dia, ou mesmo que o carro não seja identificado, as vítimas têm direito e faz jus a indenização do seguro obrigatório, que dá cobertura em caso de morte ou invalidez permanente, além de reembolso de despesas médicas e hospitalares.

Voce pode obter mais informaçoes atraves de uma corretora de seguro, que sao empresas autorizadas para realizar o serviço, ou seja, habilitadas para comercializar os produtos das seguradoras. Ou tambem um mercado de seguro, que a cada dia que passa vem crescendo no Brasil e as empresas que atuam no ramo estão cada vez mais otimistas com as boas perspectivas para o mercado de seguros brasileiro em 2008.

O seguro obrigatório não dá cobertura fora do território nacional e também não cobre danos materiais. O seguro obrigatório para motos é bem mais caro que dos carros, isso devido ao risco de vida que é maior e ao alto índice de acidentes com esses veículos.As estatísticas dos acidentes de moto com morte são alarmantes e isso por si só justifica o preço elevado do seguro obrigatório para motos.

Leia tambem sobre Simulacao de Seguro e Seguro Empresarial.