Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um benefício de caráter provisório pago pela Previdência Social com o objetivo de proporcionar auxílio financeiro ao trabalhador que perdeu o emprego e que não possui renda própria para o amparo de sua família.
O indivíduo recebe o seguro desemprego somente se foi demitido sem justa causa, se trabalhou mais de seis meses consecutivos antes da dispensa, se não está empregado no período de recebimento do benefício e se foi contribuinte com a Previdência Social quando empregado.


De acordo com a Lei n.º 9.998/90, não podem receber o seguro desemprego: funcionários públicos, aposentados, pensionistas, estagiários, menor aprendiz e autônomos.


Para dar entrada no recebimento das parcelas do seguro desemprego basta se dirigir a uma agência da Caixa Econômica com os devidos documentos pessoais e os expedidos pela empresa que trabalhava. O número de parcelas do seguro desemprego varia de acordo com a quantidade de tempo que indivíduo ficou empregado, sendo definidas em três, quatro ou cinco parcelas.


O valor a ser pago para o assegurado nas parcelas do seguro desemprego é de acordo com a média dos últimos três meses de salário recebido. Vindo a ser retirado com data previamente marcada nas Agências da Caixa Econômica Federal ou nas Casas Lotéricas por meio de documentos ou do cartão cidadão.

Veja também Corretora de Seguro, Seguro Empresarial, Seguro de Vida e Seguro no Brasil.